terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ao meu pai,

Falar do meu pai não é muito fácil.

Eu evito até. Porque é mexer num dos campos mais delicados da minha vida. Ninguém entenderia a maneira como o vejo. Nem eu.

Hoje ele completa 49 anos. E eu não pude nem dar um abraço nele, muito menos ligar, e o e-mail não foi respondido.

Às vezes eu me pergunto: "O que é pior?: ter um pai que foi embora, ou nunca ter tido um". Acho egoísmo pensar assim. Loho penso eu: "Pelo menos, tenho lembranças".

Às vezes elas me fazem rir, outras (como agora) chorar, mais acho que o sentimento que define mais meu pai é um só: SAUDADE.

Tenho saudade de tê-lo por perto.

Tenho saudade do barulho da TV no quarto deles.

Tenho saudade de adormecer na ex-barriga-de-chopp dele.

Tenho saudade de vê-lo pela casa de meias e cuecas dançando feito um retardado com uma jarra de suco na mão.

Morro de saudade dos cafés da manhã em que a mãe levantava cedo pra fazer o beiju (um tipo de tapioca salgada, para os "não-nordestinos" rs) com carne seca dele.

Sinto saudade de ver o carro parado na calçada da Igreja, nos dias de chuva, quando ele levantava e ia me buscar.

Eu sinto saudade até das broncas.

E sabe o que é pior?

O que me restou do meu pai foram as lembranças.

Eu posso vê-lo uma vez a cada dois meses, posso falar com ele por telefone umas duas vezes por mês, mas aquele pai de 4 anos atrás eu nunca mais vou ter.

E até hoje, talvez, ninguém tenha tido a dimensão do que foi meu pai ter saído de casa pra mim.

Todo mundo acha que eu sou indiferente, que não me importo.

Mas isso tudo é porque dói tanto falar disso, que eu prefiro deixar tudo guardado.

Mesmo assim, em algum lugar do meu coração, há esperança de que eu vou ver as coisas mudarem um dia.

Pra qualquer um, eu tenho todos os motivos do mundo pra odiar meu pai. Quantas pessoas já vieram me dizer: ”Nossa, vc fala com ele?”.

Uma coisa aprendi com Cristo: “Ama teu pai e tua mãe”. E eu os amo. Talvez vc duvidasse disso pai, eu sei que não digo com mta freqüência, ou talvez, com nenhuma. Mas, eu te amo. Muito. E eu te perdôo.

Apesar de toda tristeza, as minhas lembranças de você só são tão boas porque você foi um grande pai. E parte do que eu sou hoje, sem dúvida, é seu.

Ninguém é perfeito, você cometeu um erro. Mas ele não apagou o que você foi.

Infelizmente, interfere no que você é. Já que não podemos dividir nenhuma das minhas conquistas. O senhor não esta mais aqui pra ver os degraus que eu galgo a cada dia, mês, ano... Mas, não pensei que você foi um pai ruim.

Enquanto você esteve aqui, você foi o melhor do mundo.

Eu te amo. Feliz Aniversário.

Nenhum comentário: